Sobre viver o presente…

Olá pessoal, como vocês estão?!?

Nesses últimos dias tenho pensado muito em tudo o que está acontecendo no mundo, e estou aproveitando para refletir sobre muitas coisas. Em um momento tão difícil enfrentado por todos nós, me entristece o fato de que as pessoas estão cada vez mais suscetíveis à conflitos e episódios violentos. Em um período no qual todos deveriam se unir em prol de um bem maior, os muros construídos ao redor de cada indivíduo tornam-se cada vez mais evidentes e imutáveis. 

Confesso que nessas últimas semanas tenho me sentido à deriva. Hoje, dia 7 de junho de 2020, deveria estar prestando o vestibular que eu sonho há tanto tempo. É engraçado pensar em como a vida nos surpreende a cada dia e nos mostra que é simplesmente impossível controlar todas as coisas. No meu caso, terminar o ensino médio e iniciar uma faculdade. Entretanto, com tudo o que tem acontecido nesses últimos meses, comecei a perceber a infinidade de possibilidades e caminhos a serem trilhados. Acho que talvez esse seja o “ponto-chave” de estar inserido em uma crise: a possibilidade de se reinventar e começar a se enxergar de outras maneiras. E no meio de tanta coisa ruim que nos acomete diariamente, me permiti pensar em diferentes caminhos que eu poderia trilhar nesse futuro incerto que nos aguarda. 

Foi aí que eu descobri o que estava me deixando extremamente angustiada: no meio de tanta incerteza sobre o que acontecerá nos próximos capítulos, será que realmente vale a pena iniciar a minha tão sonhada faculdade em 2021? E então, após incontáveis momentos de reflexão, encontrei a tão esperada resposta. 

Acho que ligar o botão do piloto automático é um momento recorrente na vida de todos. Ficamos tão atônitos com a correria do cotidiano, que simplesmente esquecemos de olhar ao nosso redor e viver intensamente. Todavia, apesar de parecer a solução mais fácil, é de longe a menos recompensadora. Quando não nos permitirmos arriscar e dançar fora do ritmo, deixamos de compreender sobre o mundo que vivemos e principalmente sobre nós mesmos. Ter coragem para lançar-se no desconhecido é assumir a possibilidade de cair, mas sem dúvidas, aprender muito com cada tombo. 

E foi pensando nisso, que eu tomei uma das decisões mais importantes da minha vida até hoje: decidi me presentear com um ano. Sim, um ano sabático! Decidi adiar a faculdade para quando eu sentir que for a hora certa. Tenho 16 anos (quase 17!) e nenhuma pressa. É muito forte dentro de mim o que quero alcançar na minha vida, e tenho plena certeza de que, no tempo certo, vou conquistar tudo isso! Mas acredito ainda mais, que esse ano sabático será uma oportunidade incrível. Vou tirar do papel projetos que eu sonhei a minha vida inteira, desde coisas mais simples, como aprender francês, até as coisas mais complexas que eu já desejei. 

É impossível saber como será, porém, dentro de mim, algo me diz que vai ser um processo gigante de amadurecimento e, principalmente, uma intensa jornada de autoconhecimento…e eu tenho certeza que será fantástica!

Com carinho,

Carolina Toledo

Publicado por Mood do Dia

Bem vindos ao "Mood do Dia"! Meu nome é Carolina Toledo e tenho 16 anos. Sempre fui apaixonada por escrever sobre os mais diversos assuntos e as coisas com as quais eu me identifico. Além disso, sou uma devoradora compulsiva de livros, apaixonada por moda e uma verdadeira admiradora de arte. Apesar de ainda estar no ensino médio, constantemente procuro maneiras que irão impulsionar a realização do meu maior sonho: trabalhar com jornalismo! Resolvi criar esse blog com o intuito de me expressar, podendo mostrar ao mundo um pouquinho do que existe dentro de mim! Espero que vocês embarquem nessa aventura junto comigo, e aproveitem ao máximo o que cada postagem terá para oferecer!

4 comentários em “Sobre viver o presente…

Deixe um comentário